1º Domingo do Advento



“FICAI ATENTOS!”

Leituras: Isaías 2, 1-5;
Salmo 121;
Carta de São Paulo aos Romanos 13,11-14a;
Mateus 24, 37-44 (Vigilância).


ANO A - COR LITÚRGICA: ROXO
Anúncio do Novo Ano Litúrgico
Começa a tocar o sino anunciando um novo ano litúrgico.


Com o 1º domingo do Advento, começamos um novo Ano Litúrgico e também nossa caminhada rumo à celebração do Natal de Cristo, Deus que veio e armou a sua tenda entre nós.

Este dia inicial do Tempo do Advento é o ponto de partida para o processo de conversão que veremos vivenciar durante as quatro semanas que precedem a solenidade natalina. Manifesta-se em nós o “ardente desejo de possuir o reino celeste”, alegres desejamos acolher o convite expresso no Salmo 121: “Vamos à casa do Senhor”.

Começamos, pois, um tempo de vigilante expectativa. Queremos ser vigilantes, porque somos comprometidos e atuantes como discípulos missionários. Temos expectativa, porque queremos que o Natal se realize no íntimo de cada um de nós, no interior das comunidades e daí transcenda para todos os homens e mulheres de boa vontade.

Este domingo recorda o horizonte, último da história, que se identifica com a vinda do Filho do Homem. Aqui se inscreve nossa vida, se evidencia a importância do que está em jogo e constitui uma chamada à seriedade. Daqui a recomendação a vigiar: dormimos com freqüência, nada é automático. É necessária uma verdadeira escolha.

Hoje acendemos a 1ª vela da Coroa do Advento. Ela representa a luz que vem nos iluminar para percebermos, em nossa vida, os sinais da manifestação de Deus e também enxergarmos o que nos afasta de seu caminho e, portanto, exige de nós conversão. Ela é a luz do Senhor pela qual queremos nos deixar guiar.

Fonte: www.diocesedelimeira.org.br

Comentários